Quarto infantil montessoriano: Entenda o método e aprenda a decorar
- Suelen Marafioti
- 20 de mar. de 2018
- 1 min de leitura
Atualizado: 31 de mai. de 2018
O quarto montessoriano foi desenvolvido pela médica Maria Montessori aproximadamente em 1907. O objetivo principal é oferecer um espaço com os mobiliários na altura da visão das crianças, desta forma desenvolvendo a autonomia e liberdade com segurança. Esse ambiente deve ser pensado com muita atenção e planejamento.
Elementos de um quarto montessoriano
Ao invés de camas ou berços altos, são colchões em cima de um estrado no chão, oferecendo assim mais liberdade para a criança explorar o quarto.
Espelho é outro elemento utilizado, este deve ser colado em placa de mdf e fixado na parede com ou sem barra para que as crianças possam se levantar sozinhas e começar a andar.
É importante ter cuidado na hora de escolher a iluminação para o quarto, pois as crianças gostam de ficar contemplando o teto, um exemplo de iluminação para esse espaço é do tipo indireta. No teto pode utilizar algum tipo de pintura também.
O tapete também é uma escolha importante para esse tipo de ambiente, não deve ser algo que incomode o bebê e pode ser colorido.
Os armários, cadeiras, quadros podem ser baixos para facilitar para as crianças e para que fiquem na sua visão. Na hora da escolha é importante optar por móveis sem quinas e que não tombem, os quadro devem ser de acrílico ao invés de vidros e quando fixar na parede escolha dubla face ao invés de pregos. É importante lembrar de esconder as tomadas das crianças, evitar objetos decorativos pontiagudos e outros objetos que podem machucar.
Inspirações para montar o quarto montessoriano









Comments