top of page

PROJETO CENTRO DIA  

Projeto entregue junto ao Curso de Arquitetura e Urbanismo das Faculdades Integradas de Ourinhos, como requisito obrigatório para obtenção da aprovação em Metodologia Científica para o título de Arquiteto e Urbanista.

O projeto teve como partido arquitetônico um edifício central que abrigasse todas as atividades destinada aos idosos, como área para lazer, descanso e convivência do público da terceira idade. A partir desse edifício foram organizados os outros espaços destinadas a áreas de serviço, administração e capela, resultando desta forma em edifícios separados, mas garantindo a integração de todos os espaços, através do parque. Como forma de aproveitar melhor a área do terreno e criando espaços tanto para o lazer dos idosos, quanto para os moradores vizinhos surgiu a necessidade de criar uma praça com atividades de lazer, originando-se a playground, horta, jardins, bosque, academia ao ar livre e quadra esportiva. De frente para o parque haviam terrenos que foram ocupados ilegalmente, para essa situação pensou-se num remanejamento das ocupações ilegais, sendo somente 3 terrenos possuindo ocupações do tipo moradia, porque o restante eram terrenos usados somente para guarda de autos velhos e outros. Surgiu essa necessidade de remanejamento por ser uma área bastante degradada, resultando assim em praças, bosque, quadra esportiva e um grande muro com pinturas artísticas com tema relacionado aos cães.

Os materiais utilizados foram madeira laminada de eucalipto colada e concreto; a madeira surgiu como material principal dos edifícios, devido a necessidade de vencer grandes vãos com pouco pilares, por ser um material mais leve e permitindo grandes envergaduras e formas mais flexíveis, e também pensando proporcionar através dos espaços, mais aconchego, por ser um material excelente em relação a acústica, absorvendo sons.

 

bottom of page